Como preservar o salmão?

Salmão Marinado

Às vezes, as coisas podem parecer óbvias, mas nem sempre são. Um dia você se dá conta e pensa: “Como não pensei nisso antes?” É por esta razão que queremos compartilhar um segredo. Primeiro, tempere o salmão. Recomenda-se deixar 24 horas na geladeira bem coberto com sal e açúcar (na proporção de 1 parte de açúcar por 2 partes de sal grosso). Você pode adicionar coentro, tomilho, raspas de limão… A gosto de cada um. É melhor cobri-lo com filme plástico para não adquirir sabores estranhos.

Após 24 horas, retire o salmão da geladeira, lave-o com água corrente e seque-o. Agora vem o segredo: separe-o em porções e o congele. Dessa forma, ele dura muito mais tempo, fora que não é necessário colocá-lo em óleo, apenas descongelá-lo conforme for necessário. Pode parecer bobagem, mas é realmente prático. Experimente!

Salmão fresco

Se reconhece o salmão pelo dorso cinza azulado, com manchas pretas e pela barriga dourada. O salmão deve ser brilhante e reter um pouco de sangue; suspeite quando perceber cores escuras. Escolha o peixe inteiro, de preferência, apesar de depois pedir que ele seja fatiado no mercado de peixe. Quando o salmão é grande (8 libras ou 3,6 kg), é mais macio e exige que o cozimento seja bem suave. Não se deve cozinhar demais o salmão, é melhor que esteja um pouco cru.
Pode ser guardado na geladeira por cerca de 3 dias. Defumar no fogão de lenha é uma das técnicas mais antigas de preservação de peixe. Mais informações em “http://www.enfemenino.com/m/cocina/receta-de-cocina-pescado.html”. Ambos podem ser congelados sem problemas.
 

Salmão defumado

O salmão deve sempre ser refrigerado. É melhor consumir todo o conteúdo uma vez aberta a embalagem.
É aconselhável abrir a embalagem pelo menos uma hora antes de servi-o, para que esteja mais macio.
Para guardar o salmão após a abertura da embalagem, você deve embrulhá-lo em papel alumínio e colocar na geladeira. No entanto, ele só se mantem em perfeitas condições por 3 dias.