As associações de exportação de alimentos ProChile e a Fundación Imagen de Chile fizeram a primeira campanha juntos na mídia internacional e nas redes sociais. Com o objetivo de reforçar a posição e a seriedade de nosso país como líder em exportações durante e após esta pandemia.
“Chile Chile Keeps On Going for You”, campanha internacional que buscará reforçar o compromisso de nosso país com as exportações.
ProChile, as principais entidades exportadoras e a “Fundación Imagen de Chile” coordenaram a primeira campanha conjunta em mídias e redes sociais internacionais, que se chamará “Chile Keeps on Going for You”, para reforçar a posição e a seriedade de nosso país como líder exportador de alimentos durante e após a pandemia.
Santiago, Agosto de 2020.
Com o objetivo de transmitir ao mundo o compromisso do Chile com a cadeia produtiva e em seu papel de exportador de alimentos de classe mundial, o ProChile convocou as principais entidades exportadoras do país e a Fundación Imagen de Chile para desenvolver, em conjunto, a primeira campanha público-privada na mídia internacional e redes sociais.
A incerteza tem sido um dos maiores efeitos que o coronavírus deixou. Apesar do impacto que a pandemia teve em várias áreas da vida, o Chile continuou trabalhando, produzindo e exportando alimentos com segurança neste contexto de crise de saúde global. Essa é a mensagem que nosso país quer transmitir ao mundo por meio da campanha digital “Chile keeps on Going for You”, da qual ProChile, a Fundación Imagen de Chile e algumas das associações membros do Comitê de Exportação de Alimentos: Asoex , Wines of Chile, Salmón de Chile, ChileCarne, FaenaCar, Chile Prunes, Chile Oliva e ExporLac, buscam reforçar a imagem de um fornecedor internacional confiável e de qualidade, e transmitir a resiliência de sua gente.
“Queremos dizer ao mundo que o Chile continua ativo no atendimento às necessidades da população mundial. De fato, nossas indústrias e cadeias logísticas permaneceram ativas durante todos esses meses, cumprindo protocolos de segurança e compromissos internacionais, preocupados em manter os padrões e a confiança dos importadores e consumidores finais. Nos unimos a este esforço público-privado para poder dizer ao mundo que o Chile está em conformidade ”, explica Jorge O’Ryan, Diretor Geral do ProChile, órgão público encarregado de promover as exportações de bens e serviços do Ministério das Relações Exteriores. Ele acrescenta que desenvolver esse tipo de ação público-privada é fundamental para o país. “Temos que continuar impulsionando o desenvolvimento do comércio exterior, isso equivale a 56% do PIB nacional e gera cerca de 3 milhões de empregos, renda que será fundamental para a reativação do nosso país”.
Como resultado da crise de saúde que atinge todo o mundo, grande parte das atividades de promoção presencial de todos os setores exportadores do país foram canceladas. Diante desta realidade, através do monitoramento constante realizado pelos Escritórios Comerciais do ProChile em todo o mundo e do feedback das associações exportadoras, foi detectada a necessidade de continuar presente nos mercados, apoiando os importadores na divulgação dos atributos da oferta nacional.
Foi assim que surgiu a ideia de desenvolver a campanha “Chile Keeps on Going for You”, que em português significa “O Chile segue adiante por você”, com o objetivo principal de contribuir para o posicionamento de nosso país no exterior e ajudar o mundo a continuar preferindo produtos e serviços chilenos. “O Chile é reconhecido mundialmente por sua seriedade, responsabilidade e compromisso. Essa reputação foi construída ao longo dos anos e é dela que devemos continuar a cuidar. Esta campanha procura justamente reforçar uma mensagem única dos diferentes atores, reforçando que somos um país de confiança, aberto ao mundo e com talento ao serviço de produtos de qualidade. Somos fornecedores de alimentos saudáveis para o mundo e promovemos que o que é feito no Chile seja a chave para a reativação de nossa economia e dos países parceiros”, afirma Constanza Cea, Diretora Executiva da Imagen de Chile. A campanha direcionará o público a uma página especial no website da Marca Chile para estimular o conhecimento do nosso país, nossa oferta de produtos exportáveis e atributos gerais.
“Através desta campanha digital pretende-se instalar três mensagens fundamentais sobre o Chile e sua relação com os consumidores mundiais: compromisso, responsabilidade e identidade. Resumindo, que crie uma mensagem única que gere confiança no país e nos fornecedores nacionais. Por fim, outro aspecto importante a destacar é que a campanha é uma forma de dar nosso apoio às complexas circunstâncias que se vivenciam no Chile e no mundo ”, explica Ronald Bown, presidente da ASOEX.
¨É fundamental poder reafirmar, para nossos consumidores, que o Chile continuará envidando todos os esforços para continuar entregando alimentos de qualidade ao mundo, apesar de todas as complexidades que vivemos este ano. Sabemos o quanto é importante para nossos consumidores poder receber alimentos de qualidade e com todas as medidas de segurança, e temos feito um grande esforço para continuar fazendo isso. Do lado da produção de salmão, estamos fortemente comprometidos com a entrega segura e confiável de nossas exportações ”, reforça Arturo Clement, presidente da SalmonChile Association.
Aurelio Montes, presidente da Vinos de Chile acrescenta que “neste momento, é fundamental como país, transmitir uma mensagem de compromisso e otimismo aos consumidores dos nossos produtos em todo o mundo. Queríamos aderir a esta campanha digital como forma de confirmar ao mundo que continuamos de pé, com muita força e paixão para continuar a valorizar o nosso país, a sua gente e os seus produtos. Queremos contribuir como setor para a reativação do Chile e na construção de uma marca que reflita o compromisso, a sustentabilidade e a qualidade do que se faz no Chile ”.
Juan Carlos Domínguez, presidente da ChileCarne, afirma que “desde que o Chile se abriu ao mundo, as exportações têm sido o motor do desenvolvimento do setor alimentício do país. O incentivo ao consumo de nossos produtos nos principais países de destino nos permitirá retomar o crescimento e assim continuar contribuindo para o desenvolvimento do Chile e de sua gente ”.
Chile encontra o mundo
Essa campanha digital será exibida a partir de agosto nas principais cidades dos Estados Unidos e do Brasil, e no final do mesmo mês na China, com duração de quatro semanas.
Consistirá na veiculação e divulgação de duas peças audiovisuais, com durações diferentes conforme o formato e a plataforma em que serão apresentadas. Um terá um tom humano e emocional, e o segundo será voltado para mostrar os setores produtivos e o trabalho que é feito para contribuir com a cadeia produtiva nacional e internacional. As peças audiovisuais serão veiculadas nas principais plataformas digitais dos Estados Unidos, Brasil e China, no idioma correspondente e com ajustes locais para serem mais eficazes nas mensagens que serão veiculadas em cada mercado. Também fazem parte da campanha diferentes peças digitais que serão inseridas nas plataformas que farão parte da campanha.
O conceito criativo foi desenvolvido pela agência Porta do Chile em conjunto com os diferentes setores participantes. No Brasil a campanha está sendo coordenada pela agência Zoégas Comunicação.
No total, o desenvolvimento e implementação desta campanha digital envolveu um investimento de aproximadamente US$ 300.000, contribuído principalmente pelo setor privado, que ajudará a ampliar a campanha através de suas redes e mercados-alvo.
Vídeo da campanha: https://www.youtube.com/watch?v=aTcVKnJuS3I