1. A Fertilização
Em outono se produz o desove dos reprodutores. Então, se colhem as ovas das fêmeas e o sêmen dos machos, de cuja mistura resulta a ova fertilizada. O processo se realiza a uma temperatura aproximada de 46º Fahrenheit.
Incubação
A incubação das ovas ocorre em água doce, onde estas completam seu desenvolvimento, até a eclosão. A velocidade com que se desenvolvem as ovas depende fundamentalmente da temperatura da água durante a incubação. Esta etapa é muito delicada e requer de águas claras e bem oxigenadas, com uma temperatura máxima de 54º Fahrenheit, em condições de penumbra ou semipenumbra. Neste período, a manipulação das ovas deve ser mínima, reduzindo-se somente à extração cuidadosa de ovas mortas, que se distinguem facilmente pela sua cor esbranquiçada opaco. Depois de quatro semanas em incubadora os ovos alcançam o estado conhecido como “ova olho”, sendo o suficientemente fortes para tolerar seu transporte.
Eclosão
Logo depois vem a eclosão, momento em que os pequenos alevinos rompem o ovo e podem começar a nadar junto aos seus sacos vitelinos. Esta primeira etapa se desenvolve em incubadoras e termina aproximadamente um mês depois, quando se produz a completa absorção do saco.
Alevinagem
Cumprida esta fase, o alevino nada livremente e inicia sua alimentação, já seja na mesma incubadora, em gaiolas ou redes de primeira alimentação, até converter-se no denominado alevín parr, ou salmão juvenil. É nesta etapa quando os peixes crescem mais rapidamente, por que seus requerimentos nutricionais são maiores.
2. No Mar
Para o cultivo do salmão no mar se desenvolveram gaiolas flutuantes. Estas estruturas são capazes de suportar fortes ventos, marulhos e correntes, comuns nas X, XI e XII Regiões do Chile, principais zonas do país onde se inserta a salmonicultura.
Smoltification
Em termos gerais, a dieta para alevinos se compõe de 50-58% de proteínas, 5-8% de lipídios, 12-15% de carboidratos e se complementa com vitaminas e minerais.
Quando os peixes são suficientemente grandes para tolerar a água do mar, se lhes denomina “smolt”. Isso ocorre, normalmente, na primavera do ano seguinte à sua primeira alimentação. Durante o processo denominado “smoltification”, o salmão perde suas marcas “parr”, o estômago torna-se prateado, e o dorso se torna verde ou pardo.
Engorda
É aqui onde os peixes começam a ser alimentados com dietas especiais de engorda, subministradas e controladas, em grande medida, pelos sistemas automatizados que permitem um melhor aproveitamento do alimento e um especial cuidado do meio ambiente. Quase um ano depois do ingresso às gaiolas flutuantes, os peixes alcançam um promédio de 1 libras de peso, momento adequado para sua colheita.
Colheita
A colheita se inicia levantando as redes e separando os peixes por tamanho, para reunir os que serão extraídos. Esta prática deve ser rápida e cuidadosa. Por anos, este processo se tem realizado mediante barcos especialmente acondicionados para iniciar o abate junto às mesmas jaulas. Hoje são cada vez mais as empresas que contratam os serviços de well boats, que permitem chegar com os peixes vivos até a mesma planta de abate.
3. Processamento
Já na planta de processos, se começa a dar forma aos diferentes produtos, conforme seu destino. Nesta etapa, se aplica o Programa de Assessoramento de Qualidade (HACCP, por suas siglas em inglês), universalmente utilizado pelas plantas de processamento do salmão, para controlar e identificar todos os pontos críticos de segurança e higiene que possam existir. Com isto, se assegura a rastreabilidade em toda a cadeia de processo.
Desperdicios (Residuos – Lixo)
Para garantir a sustentabilidade desta indústria, os resíduos orgânicos dos salmões, são enviados para as plantas redutoras especializadas em tratar esta matéria prima, com o fim de produzir farinha e azeite de salmão de alta qualidade. É assim como se completa o ciclo produtivo do salmão e se inicia uma nova etapa: o caminho, para os diferentes mercados de um produto de excelência, que conta com reconhecidas qualidades nutritivas, diariamente.
Distribuição
É assim como se completa o ciclo produtivo do salmão e se inicia uma nova etapa: o caminho, para os diferentes mercados de um produto de excelência, que conta com reconhecidas qualidades nutritivas diariamente apreciada por milhões de consumidores em todo o mundo.