Quase cem mulheres se reuniram na cidade de Puerto Aysén para falar sobre empreendedorismo feminino e desenvolvimento da mulher. Carmen Gloria Arroyo, conhecida na televisão como “La Jueza”, liderou um dia intenso de atividades com a presença da Regional Intendenta Geoconda Navarrete.
No sábado, 29 de junho, na cidade de Puerto Aysén, foi realizada uma “Cúpula das Mulheres de Aysén” sem precedentes, onde mulheres de toda a região se reuniram na sala do Club de Rodeo para compartilhar experiências em empreendedorismo e desenvolvimento da mulher.
Entre as autoridades regionais, destacou-se a presença da autoridade regional Geoconda Navarrete, que agradeceu a esta instância: “Fomos convidados por Salmon Chile para participar dessa atividade onde queríamos juntar-nos para participar dessa aliança público-privada para criar mais espaços para que nossas mulheres de Aysen tivessem a oportunidade de se desenvolverem, adquirir mais autonomia e, assim, fortalecer o trabalho por trás do empreendedorismo feminino, que tem múltiplos papéis. Esperamos que este seja o pontapé inicial de muitas outras atividades desse estilo ”, afirmou.
Por outro lado, Carmen Gloria Arroyo, conhecida na televisão como “La Jueza”, acrescentou: “Assumo esse papel de figura pública com tremenda responsabilidade e orgulho. Minha ideia é sempre tentar sair ao campo, de contar minha experiência e, assim, poder ajudar a alcançar objetivos e seguir em frente porque a história de alguém é muito semelhante à de outra mulher que passou pela mesma coisa, então é esperançosa. A empresa privada tem um papel importante como responsabilidade social empresarial e atuar nestes temas é muito pertinente e de grande ajuda.
Por sua parte, Hernán Rebolledo, representante do Salmon Chile em Aysén, comentou: “Estamos muito felizes com o sucesso da convocação de hoje. Quando essas cúpulas começaram a ser realizadas em outras regiões do país, comentei com o prefeito porque não armar um aqui em Puerto Aysén. Hoje, graças ao apoio do Município e do governo regional , conseguimos reunir quase cem mulheres da região com sonhos em comum. Esperamos que esta atividade seja o começo de muitas outras na região. ”
Durante o dia, houve um painel de conversas liderado por mulheres locais, conformado por Patricia Gallegos, dona do Restaurante El Mesón de Patiko Lorena Pladellorens, dona do complexo turístico La Pancha e Mónica Montecinos a gerente de Recursos Humanos das empresas Frio Sur.